Qual a importância de investir em um site institucional?
Preciso criar um site institucional? Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, talvez seja hora de entender um pouco mais sobre esse assunto.
Essa é a melhor opção para as empresas que querem estar atualizadas no mercado, exercer presença nos principais buscadores de pesquisa e interagir melhor com os consumidores.
Mesmo porque, hoje, ter um site institucional proporciona vantagem sobre os concorrentes que não se encontram na internet.
Chegou o momento da sua empresa ganhar mais notoriedade e conquistar novos clientes.
Confira o texto abaixo para saber mais sobre esse assunto!
O que é um site institucional?
O site institucional é um espaço virtual que inclui todas as informações de uma empresa, como área de atuação, tempo no mercado, serviços e produtos oferecidos e os seus diferenciais.
O principal objetivo desta plataforma é divulgar a instituição e atrair novos clientes.
Para isso, a criação do site deve ser feita pensando em uma página intuitiva, dinâmica e bem elaborada, para que ao acessá-la, os usuários tenham a melhor experiência possível.
É importante que a linguagem utilizada seja de fácil entendimento e que as informações contidas no site estejam claras e objetivas.
As pessoas que entram em sites institucionais de empresas, normalmente, estão interessadas em descobrir dados como e-mail, telefone de contato e endereço, ou ainda, conhecer melhor o que a empresa faz.
Ao criar um site profissional, muitas instituições optam também por fazer um blog. O principal objetivo dessa ferramenta é promover produtos e serviços através da publicação de conteúdo.
Dessa forma, também é possível aumentar a interação com o público e ganhar mais relevância nos buscadores.
Quais as vantagens do desenvolvimento de um site institucional?
Quando você quer comprar algo ou saber sobre um determinado serviço, qual o primeiro lugar que você vai? Se a resposta for internet, você já sabe por onde começar.
Com a maioria das pessoas conectadas a todo momento, ter a sua empresa no meio digital se tornou fundamental.
A criação de website institucional segue essa lógica. Ele é o cartão de visitas do seu negócio e tem um grande potencial de conquistar clientes quando feito de forma profissional.
Ter um site para a sua empresa lhe trará mais credibilidade no seu setor, principalmente, com a criação de conteúdos atraentes e uma identidade visual bem apresentada.
Além disso, você terá a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu consumidor, compreendendo melhor os seus objetivos e perspectivas.
Sem contar que a sua marca pode se tornar mais reconhecida no mercado, ampliando o seu alcance para outras localidades.
Quais tipos de empresas podem ter sites institucionais?
Qualquer empresa que venda produtos ou serviços podem procurar por uma agência web para criar o seu próprio site.
Como ele vai ser desenvolvido já é outra história. Tudo vai depender do propósito do seu negócio e da maneira que você quer que as pessoas vejam o seu site.
Veja alguns exemplos de tipos de empresas que podem investir em um site:
Site para advogados
Profissionais que trabalham na área de advocacia podem se beneficiar com a criação de um ambiente para divulgar o seu trabalho na internet.
As redes sociais podem ajudar, entretanto, para ganhar autoridade no mercado, um site é a solução ideal.
Nele, é possível apresentar o seu histórico de trabalho e tempo de experiência, uma boa opção é incluir uma aba “quem somos”, para comunicar dados como missão, visão e valores da empresa ou do profissional.
Os tipos de consultoria oferecidos no seu escritório também estarão disponíveis para que você alcance o seu público-alvo.
Além disso, você pode investir na publicação de artigos sobre advocacia e direito em seu blog institucional.
Sites para médicos e clínicas
Médicos e clínicas fazem parte de outro grupo que está sempre buscando por uma empresa que cria sites.
Isso não é toa! Serviços médicos e odontológicos recebem um alto número de pesquisas no Google, sendo assim, é importante marcar presença nas buscas.
Em seu site, o profissional ou a empresa da área da saúde pode informar sobre consultas, procedimentos e tratamentos realizados.
Mostrar os principais diferenciais da instituição também é importante. Destacar quais convênios médicos são atendidos, por exemplo, pode ser uma boa alternativa.
Trabalhar com depoimentos de pacientes sobre os serviços também pode ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio.